top of page
Buscar
  • Jornal Tribuna Livre

III Fórum de Mobilidade Urbana das Faculdades Integradas


III Fórum de Mobilidade Urbana das Faculdades Integradas

da América do Sul - INTEGRA

O Fórum de Mobilidade Urbana é um evento de Extensão universitária e se propõe a discutir, de maneira ampla, temas relacionados à qualidade de vida da população de Caldas Novas. Idealizado e organizado por acadêmicos do Curso de Psicologia da INTEGRA., sob orientação da professora Ilka Mendes Fernandes. O evento teve início a partir de pesquisas realizadas por discentes da turma de 2019/2 sobre territórios vulneráveis e em situação de risco social, condições estas agravadas pela ausência de políticas públicas e de infraestruturas básicas. Estes territórios periféricos do município têm suas condições intensificadas pela ausência do transporte público. Nesse sentido, o tema do I Fórum de Mobilidade Urbana abordou a importância do Transporte Público enquanto um direito social fundamental dos cidadãos e sua contribuição para o desenvolvimento do município.

Em 2022, para organização do II Fórum de Mobilidade Urbana, a turma de 2020/2 dedicou-se a investigar sobre as condições de mobilidade e acessibilidade destinadas às pessoas idosas. Com o tema “Estamos preparados para o envelhecimento?”, constatou-se por meio do depoimento dos idosos investigados que ainda estamos longe de encontrar vias e calçadas acessíveis. E, mais uma vez, a ausência do transporte público foi mencionada pelos entrevistados como sendo um direito social fundamental para a mobilidade de toda a população e, em especial, a população idosa.

Para o III Fórum de Mobilidade Urbana, neste ano de 2023, a turma de 2022/1 do curso de Psicologia está trabalhando com a temática: Planejamento Urbano e Saúde Mental. A escolha deste tema foi motivada pelas reflexões nas aulas da disciplina de Psicologia na Assistência Social acerca das condições de fragilidade e de grande sofrimento psíquico que acometem as pessoas em situação de vulnerabilidade e, também, o baixo acesso destas a espaços de lazer e de convívio comunitário. Estas reflexões nos fizeram constatar a ausência de espaços públicos destinados a esta finalidade, como praças, parques e, o direito de acesso à maior riqueza do município, as águas termais.

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page