TPA entrará em vigor em Caldas Novas
🔵#Fique por Dentro
Taxa de Preservação Ambiental (TPA) é uma cobrança municipal no Brasil cuja receita é destinada a promover a sustentabilidade ambiental em estâncias turísticas. A receita é usada para investimentos públicos, por exemplo, em saneamento básico e preservação. A TPA está prevista no artigo 145, inciso II, da Constituição Federal, e no Código Tributário Nacional, nos artigos 77 e 78.
Conheçam algumas cidades que cobram taxa de turismo
No Brasil, a lista de destinos que exigem a cobrança da taxa de turismo é significativa. Alguns deles estão entre os mais buscados pelos cidadãos para passar as férias. Abaixo, você confere a relação de cidades que cobram taxa de turismo:
Fernando de Noronha (PE);
Gramado (RS);
Bombinhas (SC);
Ilhabela (SP);
Jericoacoara (CE);
Mateiros (TO);
Morro de São Paulo (BA);
Ubatuba (SP),
Rio Quente (GO)
Alto Paraíso (GO) e a partir de janeiro de 2025, Caldas Novas (GO) e todos os parques nacionais administrados pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).
Ao redor do mundo, são muitas as cidades turísticas que cobram taxas para evitar que o turismo massivo prejudique o dia a dia da cidade e a infraestrutura básica desenvolvida para seus habitantes. Alguns exemplos incluem Itália, Grécia, Tailândia, Japão e Nova Zelândia.
Por: Elaine Fernandes | Pesquisas | DRT 3238/GO
Comments