Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes no Carnaval
- Jornal Tribuna Livre

- 10 de fev. de 2025
- 4 min de leitura

As Redes Nacionais de Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes convidam sociedade, governos, prefeituras, conselhos estaduais e municipais, organizações não governamentais, setor privado e equipamentos de proteção a aderirem à Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes no Carnaval de 2025. A campanha relançada segue o mote de 2023. Com o slogan “Pule, brinque e cuide. Unidos pela proteção de crianças e adolescentes” a campanha aborda principalmente: o Enfrentamento à Violência Sexual, com ênfase na Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; e o Combate ao Trabalho Infantil. Também apresenta orientações e alertas sobre: a prevenção e fiscalização sobre a venda e uso de álcool por crianças e adolescentes; o estímulo à identificação e notificação do desaparecimento de crianças de forma rápida; e ainda o chamamento pela vacinação de crianças para curtirem a folia de forma segura e protegida. Os materiais da campanha estão disponíveis no site da Ação Nacional “Faça Bonito. Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, campanha permanente de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, para ampla utilização e divulgação pelos parceiros interessados em contribuir com a campanha. Estão disponíveis para download diversos materiais de comunicação, entre peças para conscientização em festividades, peças para aplicação externa e em estabelecimentos, banners para redes sociais, materiais educativos para utilização em sala de aula com crianças e a marchinha oficial da campanha para divulgação em eventos, rádios comerciais e comunitárias.
Abaixo estão disponíveis os links, orientações e sugestões para utilização das peças da Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes no Carnaval.
SOBRE A REPRODUÇÃO DE MATERIAIS
Todos os materiais da Campanha são previamente liberados para reprodução. Está liberada a edição do material para inclusão de logomarcas locais e informações adicionais como telefones de contato de Conselhos Tutelares, CREAS, Delegacias especializadas, entre outros equipamentos de proteção. No entanto, o slogan e conteúdo textual/conceitual disponibilizado nas peças não poderá ser alterado.
Entre no bloco da proteção, baixe os materiais, adicione sua logomarca e participe da campanha.
Pela folia responsável
No período de grandes eventos e festas, infelizmente, são comuns as situações de violações de direitos de crianças e adolescentes, em decorrência da ação ou omissão dos pais ou responsáveis, da sociedade ou do Estado. Por isso, neste carnaval Pule, Brinque e Cuide.
Violações de direitos de crianças e adolescentes, infelizmente, ainda acontecem por toda a parte, mas não podemos mais ignorar os sinais dessas violências.
De acordo com o Artigo 70 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente, então é necessário estar em alerta para identificar e denunciar qualquer tipo de violação de direitos.
Entenda a seguir sobre as violações mais comuns dessa época.
Baixe a marchinha
A violência sexual contra crianças e adolescentes é uma prática que infelizmente acontece em todo o Brasil.
São duas as formas dessa violência: o abuso sexual que é geralmente praticado por uma pessoa com quem a criança ou adolescente tem uma relação de confiança; e a exploração sexual, quando crianças e adolescentes são submetidos para fins sexuais em relações mediadas por lucro, objetos de valor ou outros elementos de troca.
É importante lembrar sempre que crianças e adolescentes não se prostituem, eles são explorados sexualmente, portanto, não têm a real dimensão da violência a que estão submetidos.
O trabalho infantil é uma grave violação de direitos e expõe crianças e adolescentes a uma série de riscos físicos, psíquicos e emocionais, além de ser uma determinante para o baixo rendimento escolar, contribuindo, inclusive, para o abandono da escola.
É sempre válido lembrar que crianças e adolescentes são pessoas em condição singular de desenvolvimento e, portanto, têm o direito de vivenciar plenamente cada fase da vida, o que inclui o direito a uma infância sem trabalho, com alimentação e educação de qualidade, saúde, lazer e moradia digna.
Ao presenciar qualquer violação de direitos de crianças e adolescentes, denuncie:
- Disque 100 ou disque denúncia local;
- Conselho tutelar;
- Polícia Civil e delegacias especializadas;
- Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal;
- E para crimes na internet: new.safernet.org.br/denuncie.
Entre no nosso bloco
Não é necessário solicitar autorização para inclusão de logomarcas. Todas as peças estão vetorizadas e disponíveis em formato .pdf curvas, ou seja, podem ser abertas com softwares de edição gráfica para inclusão de logomarcas e informações locais. Cartazes e cards para redes sociais também estão disponibilizados em formato para edição simplificada.
Todas as peças podem receber logomarcas de parceiros - conforme orientações nos arquivos disponibilizados. O slogan e conteúdo textual/conceitual disponibilizado nas peças não poderá ser alterado.
Baixe a marchinha
Adesivo "praguinha" - para colcar na roupa, no copo, no celular... para colar onde quiser!
Baixe aqui
Cartaz A3/A4 para aplicação em escolas, instituições, no comércio e na rua.
Baixe aqui (em breve)
Crachá para identificação de crianças para anotação do número de telefones dos responsáveis.
Baixe aqui
Indicada para atividades com crianças em sala de aula. Enquanto as crianças colorem a/o educador/a pode trabalhar os conceitos mais simples dispostos no folheto e os caminhos da denúncia.
Baixe aqui
Estandarte - Sugestão de impressão em tecido para equipes que atuarão no carnaval.
Baixe aqui
Folheto educativo A4/ duas dobras -para blitz educativas e atividades públicas.
Todos os materiais da Campanha são previamente liberados para reprodução. Está liberada a edição do material para inclusão de logomarcas e informações adicionais como telefones de contato locais de Conselhos Tutelares, CREAS, Delegacias especializadas, entre outros equipamentos de proteção. No entanto, o slogan e conteúdo textual/conceitual disponibilizado nas peças não poderá ser alterado.
Baixe os materiais, adicione sua logomarca, participe da campanha e nos marque nas redes sociais:
Instagram: @facabonitobrasil
Facebook: www.facebook.com/facabonito
E-mail: contato@facabonito.org


















