top of page

HDT alerta sobre os riscos da dengue e reforça a importância da prevenção

  • Foto do escritor: Jornal Tribuna Livre
    Jornal Tribuna Livre
  • 28 de jan. de 2025
  • 2 min de leitura


A dengue é uma doença séria que exige atenção, independentemente do sorotipo viral envolvido. O Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade do Governo de Goiás gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), referência em infectologia, recebe os casos mais graves da doença via regulação estadual e reforça a importância de ações preventivas para conter o avanço da dengue, especialmente durante o período chuvoso.

 Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue possui quatro sorotipos (1, 2, 3 e 4), todos capazes de causar sintomas como febre alta, dores musculares intensas, cefaleia e manchas vermelhas na pele. Em alguns casos, a infecção pode ser assintomática. A médica infectologista do HDT, Marina Roriz, destaca que embora o sorotipo 3 tenha recebido maior atenção recentemente por não estar em circulação há um longo período, todos os tipos do vírus podem evoluir para quadros graves, demandando o mesmo cuidado no diagnóstico e tratamento.

 

“O que preocupa em relação ao tipo 3 é que grande parte da população está suscetível a ele, já que muitos tiveram dengue pelos sorotipos 1 ou 2. Quando ocorre uma nova infecção por um sorotipo diferente, o risco de agravamento da doença aumenta”, explica a infectologista. Ela também ressalta que a abordagem médica não varia entre os sorotipos, sendo focada no alívio dos sintomas. “O tratamento é sintomático, com controle da dor, hidratação e monitoramento de exames, como a contagem de plaquetas e o hematócrito”, completa.

 

Em 2024, o HDT registrou 341 casos confirmados de dengue, incluindo seis óbitos decorrentes do agravamento da doença. Até o momento, em 2025, a unidade já notificou 16 casos, com três confirmações. Esses números reforçam a necessidade de intensificar as ações de conscientização e controle do mosquito, especialmente com a chegada das chuvas, que favorecem a proliferação do Aedes aegypti.

 

Precauções

A principal forma de prevenção contra a dengue é a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Medidas como evitar o acúmulo de água parada, usar repelentes e roupas de manga longa ajudam a reduzir o risco de contágio. Além disso, a vacina contra a dengue é uma ferramenta importante. Em Goiás, atualmente a vacina está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para a faixa etária de 6 a 16 anos.

 

Sobre o Instituto Sócrates Guanaes

O Instituto Sócrates Guanaes (ISG) é qualificado como Organização Social de Saúde, entidade civil de direito privado sem fins lucrativos que tem como missão cuidar e salvar vidas. Com o compromisso de promover a saúde e o bem-estar por meio da gestão de unidades públicas de saúde, há 24 anos é referência na formação médica e multiprofissional de terapia intensiva e tem como um de seus principais valores a humanização. Atualmente, é responsável pela gestão de sete unidades de saúde em São Paulo e Goiás e está habilitado para atuar com gestão e consultoria em saúde em dez estados e 15 municípios brasileiros.

Em Goiás, o ISG é o responsável pela gestão do HDT-Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad e do CEAP-SOL - Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade.

Para mais informações, acesse www.isgsaude.org.br

 

 
 
Posts Em Destaque
bottom of page